5 Dicas para Limpar e Melhorar a Performance do MacBook

5 Dicas para Limpar e Melhorar a Performance do MacBook

UtilitiesIconX

Hoje resolvi dar um trato no meu MacBook para fazer aquela limpeza "básica", organização dos arquivos e por aí vai. Vou listar algumas dicas aqui de como realizar a limpeza do MacBook e fazer pequenas alterações para melhorar o desempenho.

As dicas são simples, você vai fazer diretamente nas configurações do Mac ou com o auxílio de ferramentas adicionais. As ferramentas que vou indicar são todas 100% gratuitas e muito boas por sinal. Por este motivo quero deixar um elogio pelo trabalho prestado pela Titanium Software os caras estão de parabéns!

Eu quero frisar aqui para você ficar esperto em anúncios de softwares milagrosos que aparecem para o Mac. Quando eu fui procurar a ferramenta responsável pela limpeza entrei em um site que o link estava bem escondido e acabei clicando para baixar o MacKeeper uma tranqueira, aconselho não baixar. Caso você baixou o melhor é desinstalar. Isso é só um alerta. Vamos ao que interessa.

Como o meu Mac veio dos EUA o sistema operacional está em inglês, por isso vou passar o nome das opções nesta língua.

Passo1: Realizar Backup

Backup é sempre uma boa ideia, ainda mais quando estamos realizando limpeza no MacBook. Aqui deixo a dica básica mesmo, colocar um hd externo (ou a Time Capsule, caso você tenha uma) e colocar a Time Machine para funcionar. Isso é mais por segurança.

Passo 2: Verificar Programas que Iniciam no Login

Neste passo vamos procurar por programas que iniciam no login. Eu sempre coloco meu MacBook para hibernar ao fechar a tampa simples assim quase nunca desligo ou reinicio. Fico de boca aberta vendo alguns usuários sempre desligando e ligando (aguardando um tempo preciso) o Mac a toda hora, estes usuários parecem que estão vindo do Windows. Hey, o Mac hiberna e volta sem perder a performance, acorde! Bom vamos ao que interessa. Você deve ir em "System Preferences" -> "Users & Groups" e depois na tela que abrir você deve clicar em "Login Items", será listado tudo que inicia quando você faz login, escolha o que você não deseja que inicie. No meu caso desmarquei tudo :). A imagem abaixo mostra isso:

Screen Shot 2014-02-11 at 11.31.21 PM

Passo 3: Limpeza do Disco Rígido

Aqui vamos utilizar um programa muito útil desenvolvido pela Titanium Software. O nome do programa é OnyX e você pode baixar aqui diretamente no site dos caras. Você deve escolher o programa de acordo com a versão do seu MacOS. O programa é muito completo e útil, mas vamos focar aqui na parte de limpeza. Baixe, instale e execute este programa. Clique no botão "Cleaning" e será apresentado várias opções de cache para limpar, no meu caso marquei tudo e cliquei no botão "execute". Veja a imagem:

Screen Shot 2014-02-11 at 11.42.55 PM

Depois de terminar a limpeza o programa vai pedir para reiniciar o Mac você deve clicar em "close" não vamos reiniciar agora, pois temos mais coisas para fazer. Algo legal é você organizar seus arquivos, apagar os arquivos da pasta de Downloads (caso você não precisar) e desinstalar os programas que não usa a bastante tempo, isso vai ajudar a liberar um espaço no seu HD.

Passo 4: Realizando Manutenção no MacBook

No site do Titanium Software, tem um outro programa gratuito muito bom chamado de "MAINTENANCE". Nete programa você pode reparar as permissões dos arquivos e programas do sistema, executar vários scripts de manutenção, etc. Você pode baixar o Maintenance aqui. Veja como deixei as configurações do meu:

Screen Shot 2014-02-12 at 12.12.20 AM

A parte de limpeza deixei desmarcada pois já fiz a limpeza com o programa do Passo 3. Depois de marcar o que você quiser é só clicar em "Execute". Quando tudo terminar você pode mandar seu MacBook Reiniciar.

Passo 5: Colocar mais Memória no MacBook

Esta dica é mais de hardware. Colocar mais memória no Mac ajuda ele a trabalhar mais rápido e fluído mesmo com muitos programas abertos. O meu mac que é mais antigo um White, coloquei tudo que deu 4Gb de RAM. Vale a pena! A próxima etapa que quero fazer é colocar um SSD (memória sólida) no lugar do meu HD atual que é mecânico, embora eu já tenha colocado um de alta rotação, feito isso o Mac fica um foguete.

Bom é isso pessoal, caso alguém tiver mais alguma dica ou dúvida só deixar nos comentários abaixo. Obrigado.

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
  • Obrigada!!!

  • André Preto

    Olá, bom dia.
    Tenho visto muitos vídeos no meu computador e parece q ele está ficando lento…
    Segui as instruções que o Carlos Eduardo passou, mas não consegui abrir o Onyx e os outros porquê está dizendo que só posso fazer downloads da App Store (o que provavelmente será pago). Como devo proceder? Obrigado. Abs

    • Rafael

      Ola,

      Basta ir em Preferencias do Sistema > Segurança e Privacidade
      Depois habilitar Permitir Arquivos Transferidos de: Mac App Store e Desenvolvedores Identificados.

  • Tiago Novaes

    Como desinstalar o mackeeper?