Activation Lock – Como Recuperar Apple ID do Dono Antigo?

Activation Lock – Como Recuperar Apple ID do Dono Antigo?
activation-lock-iphone-brasil

O lançamento do iOS 7 sem dúvidas trouxe funcionalidades interessantes sendo que a de maior destaque foi a opção chamada Bloqueio de Ativação ou “Activation Lock”. O Activation Lock é uma ferramenta muito poderosa para proteção de iPhones e iPads contra roubos. Uma vez habilitada, esta opção bloqueia a ativação de qualquer aparelho, pois é necessário informar a senha do dono antigo para conectar nos servidores da Apple, mais precisamente no iCloud.

Caso você tentar conectar o iPhone diretamente no computador e tentar restaurar para as configurações de fábrica o iTunes pedirá o id Apple do dono antigo também! Deste modo, caso o aparelho caia em mãos erradas o mesmo fica inutilizado.

É necessário salientar que o Activation Lock funciona em paralelo com outra função chamada “Buscar Meu iPhone”. Assim é impossível restaurar o iPhone caso esta opção de localização não esteja desligada.

Do ponto de vista de segurança sem dúvidas que esta implementação trouxe muitos benefícios, pois inibe o comércio ilegal de iPhones roubados. No entanto, este método de segurança acabou tornando-se uma dor de cabeça para usuários que perderam a sua senha do id da Apple.

Em outros cenários recorrentes, pessoas que compram o iPhone usado de forma legal e perdem o contato com o vendedor não conseguem ativar o aparelho. Geralmente isto ocorre quando uma pessoa está em viagem em outro país e compra o iPhone em outra localidade e quando volta para casa não consegue ativar.

A dica primordial nestes casos é pedir para o dono anterior ou o vendedor desativar a função Buscar iPhone em Ajustes > iCloud. Faça essa verificação antes de comprar ou você terá problemas sérios!

Como Restaurar o Apple ID do Dono Antigo?

A primeira solução e mais fácil é entrar em contato com o dono antigo e pedir para ele acessar este link: https://supportprofile.apple.com/ e pedir para ele desvincular o aparelho da conta dele. Em seguida você executa o procedimento para atrelar o iPhone a sua conta através do serial que será disponibilizado.

Mas o que fazer quando o dono antigo está indisponível ou até mesmo em alguns casos sofreu uma fatalidade e fica indisponível para informar a senha do id Apple?

Uma ideia interessante nestes casos é entrar em contato com o suporte da Apple e explicar a situação. Dependendo dos casos o suporte pode atrelar o seu novo iPhone a sua conta do iCloud. Cada caso é um caso, mas sem dúvidas esta é uma possibilidade a ser considerada!

Realizar o Downgrade para Desativar o a Senha e o ID Apple

É possível desligar o Activation Lock ao fazer um downgrade do aparelho para uma versão antiga do iOS. No entanto, esta solução está ativa somente para os seguintes aparelhos:

iPhone 5 / 5s / 5c, iPhone 4 / 4s, iPad 4, iPad 3, iPad 2 / 3 / 4 / Air, iPad mini e iPod Touch 5G

Caso o seu aparelho não esteja na lista e seja um modelo mais novo o método de downgrade não funciona!

Utilizar o Método Proxy para Evitar os Servidores da Apple

Você pode utilizar e configurar no Wi-Fi um servidor proxy neste caso o id Apple e senha que você digitar pode ser qualquer letra que será ativado. Neste caso, você conseguirá utilizar o navegador para surfar na Internet porém outras funcionalidades ficam comprometidas. Este método é um pouco perigoso pois dependendo do servidor proxy que você utilizar seus dados podem cair em mãos erradas. Então pense bem antes de utilizar esta técnica!

Jailbreak para Remover o ID Apple e Senha

Uma tentativa a ser feita é realizar o jailbreak no iPhone para remover o iCloud. Esta solução também não é ideal, pois você não terá o contato com os servidores da Apple.

Conclusões

Todas as soluções disponíveis para remover o id Apple do dono antigo possuem mais contras do que prós. O Activation Lock é uma implementação muito robusta criada pela Apple e de acordo com o site oficial é impossível remover. Em caso de fatalidade como a morte do dono iPhone a melhor opção é entrar em contato com o suporte e fornecer todas as provas como o atestado de óbito para tentar recuperar a conta do iCloud. Conforme foi falado acima, tome muito cuidado ao comprar um aparelho usado, pois em caso de a procedência ser duvidosa você poderá perder muito dinheiro!

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.