Como Configurar o iPhone

Como Configurar o iPhone

configurar-iphone

Depois de comprar um iPhone novo a primeira coisa a ser feita é configurar o aparelho para um correto funcionamento. Muitas pessoas têm várias dúvidas e não sabem como configurar o iPhone de maneira correta. Existem algumas maneiras para realizar a configuração e vamos mostrar os principais métodos aqui.

Configurando o iPhone Através do iCloud

Quando você liga seu aparelho pela primeira vez, será apresentado para você uma tela que diz iPhone ou iPad (dependendo do tipo de aparelho que você está utilizando). Nesta etapa só arraste o seu dedo no local indicado para destravar a tela e você já vai poder escolher a língua principal do seu iPhone. Os idiomas mais comuns já serão apresentados primeiro mas você pode selecionar a seta apontando para baixo para escolher outros línguas. Agora clique no botão no topo da tela para avançar. Em seguida será sugerido qual é o seu país padrão, esta opção é baseada de acordo com o local que você comprou o aparelho mas você pode ir em “Mostrar Mais” para escolher outro país.

[gallery ids="41,42,40"]

Algo interessante a ser observado é que nem na configuração inicial muito menos em uma configuração posterior existem opções padrões marcadas para você. As vezes desejamos ter opções padrões já marcadas para irmos simplesmente avançando por todas as telas para apressar as coias, mas isso não é possível. Todas as opções são muito importantes para serem configuradas, pois assim você poderá tirar mais proveito do seu iPhone ou iPad.

A próxima opção, quando você avançar, será para você decidir se deseja habilitar ou não os serviços de localização. Esta configuração é bastante importante e tem implicações com sua privacidade, você deve pensar bastante antes de decidir se habilita ou não. Os serviços de localização utiliza o GPS e quando este não está ativo, utiliza a triangulação das torres das antenas de celulares e mesmo assim se não tiver disponível estas duas formas de localização o iPhone ou iPad pode utilizar ainda as informações de mapeamento e localização da conexão Wi-Fi que você estiver utilizando. Bom, a habilitação dos serviços de localização é importante, pois permite para que aplicativos como o TomTom, FourSquare, entre outros, funcionem de maneira correta. Caso você não tiver a necessidade de nenhum aplicativo que utilize sua posição geográfica você pode desativar esta opção. Caso você precisa futuramente ativar esta opção você pode fazer através das configurações do seu iPhone.

Agora você vai precisar conectar a uma rede Wi-Fi para continuar configurando o iCloud (se nenhuma conexão estiver ativa você terá que continuar através do iTunes no seu computador). Com a conexão com a Internet ativa seu iPhone, iPad ou iPod touch vai tentar conectar nos servidores da Apple para ativar seu aparelho.

Você terá algumas opções veja quais são elas:

  • Realizar a configuração como um novo usuário iPhone, iPod touch ou iPad.
  • Restaurar suas configurações antigas de usuário de um backup no iCloud.
  • Restaurar suas configurações antigas de um backup no iTunes.
[gallery ids="43,44,45,46"]

Configurando o iPhone como um Novo Usuário

Para configurar seu iPhone, iPad ou iPod touch como um novo usuário você deve primeiro acessar com seu Apple ID ou escolher a opção para criar um Apple ID caso você não tiver um ainda. Em uma situação que você tiver vários Apple Ids diferentes (como um do MobileMe ID, iTunes ID, Face Time ID entre outros) você terá que selecionar apenas um para usar no seu celular. Caso você quiser mudar de Apple ID futuramente é possível e você pode ainda logar com diferenetes Apple Ids em aplicativos tais como iTunes, iMessage, etc. Ao avançar para a próxima tela, você deve aceitar os termos e condições da Apple e a configuração continuará, até o momento que você será perguntando se deseja utilizar o iCloud ou não. Se você quiser utilizar e a maioria das pessoas devem porque: 1) é um serviço gratuito e 2) é um serviço muito útil que oferece um nível de segurança e backup adicional. Bom, o conselho nesta parte é para você ativar o iCloud que uma vez ativo poderá criar backups diários dos seu aparelho quando você estiver conectado no Wi-Fi.

Você deve decidir também se quer ou não habitar a opção para encontrar seu iPhone caso ele seja roubado ou esteja perdido e por último você pode escolher se deseja compartilhar com a Apple informações técnicas de erros, bugs, etc para ajudar a melhorar o sistema. E pronto!

[gallery ids="48,49,50,51,52,53"]

Restaurar suas Configurações Antigas de Usuários do iCloud

Você pode ainda escolher a opção para restaurar um backup antigo do iCloud. Você será requisitado para logar com o seu Apple ID. Tenha certeza que o Apple / iCloud ID que você informar seja o mesmo que tenha armazenado seu backup. Aceite os termos e condições e após, será apresentado uma lista dos seus últimos backups para você escolher, na lista inclui todos os backups de aparelhos antigos do iPhone, caso você já teve.

ios5-ipad-escolher-configuracao

Escolha o backup desejado e o iCloud começara a restaurar tudo no seu aparelho. Assim, o seu iPhone, iPad ou iPod touch vai reiniciar, assim que finalizar o processo. Quando o aparelho iniciar novamente, todas as suas configurações estarão já ativiadas. Neste momento o iTunes começará a realizar o download de todos os aplicativos que você já tinha instalado quando o backup foi realizado. Nos países que tanto o iTunes quanto o iCloud estão ativos será possível baixar, também, todos os programas de TV, livros e tudo mais que você baixou até o momento em que o backup foi realizado (você precisa estar conectado no Wi-Fi para baixar arquivos pesados).

ios5-ipad-escolher-configuracao-download

Por razões de segurança, o iOS talvez mostre a opção para configurar uma senha de travamento de tela, isso visa a dar maior segurança para o usuário.

ios-5-senha-seguranca

Configuração Tradicional Através do iTunes

configurando-iphone-itunes-mac-usb

Você pode ainda configurar seu novo iPhone 5 do mesmo jeito que você fez para configurar seu iPhone 3G antigo. Ou seja, conectar o celular através de um cabo USB no seu Mac ou Computador com o Windows. Ao abrir o iTunes seu novo iPhone será detectado e aparecerá na barra lateral e em seguida você será convidado para registrar seu novo aparelho com a Apple. Se você tiver algum Apple ID anterior você pode simplesmente logar com suas credenciais existentes e as suas informações salvas deverão aparecer para você verificar, aceite quando for perguntado para restaurar e pronto, todo o processo se iniciará.

Se você estiver realizando um upgrade de um iPhone ou iPod touch, o iTunes detectará algum backup existente que você já tenha feito e em seguida oferecer para você a opção de restaurar tudo no seu novo aparelho. Por exemplo, caso você estiver migrando de um iPhone 3GS para um iPhone 4S, o iTunes pode configurar seu novo celular para as configurações antigas do seu iPhone 3GS. Caso você não quiser fazer isso, ou se você não tiver nenhum backup o iTunes criará uma configuração limpa para o seu iPhone, iPod touch ou iPad.

Bom basicamente estes são os passos necessários para configurar o iPhone, iPad ou iPod touch! Maiores dúvidas deixe um comentário abaixo.

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.