Como Trocar a Bateria do iPhone 5S

Como Trocar a Bateria do iPhone 5S

iphone-5s-dourado

Dando prosseguimento a nossa série de artigos cobrindo as principais dúvidas com relação a bateria do iPhone neste artigo temos por objetivo cobrir o iPhone 5S. O smartphone iPhone 5S é o aparelho topo de linha da Apple e irmão do iPhone 5C (uma versão mais em conta do 5S). Embora o aparelho seja novo dependendo do uso e do pouco cuidado que o dono do aparelho tem pode ser necessário trocar a bateria por uma nova.

Muitas pessoas têm dúvidas de quanto tempo precisa carregar o iPhone 5S na primeira vez, este é um detalhe super importante. Quando você tira o aparelho da caixa, pode até ligar e utilizar um pouco mas é aconselhável que no primeiro momento você coloque o iPhone para carregar. Após colocar para carregar é indicado deixar ele na energia até que a carga esteja indicando 100%. Isto é o necessário e vai garantir que o aparelho comece do modo correto.

As pessoas também têm dúvidas se a bateria do iPhone vicia ou não. Bom, o material que constitui a parte interna da bateria é chamado de lítio, todos os celulares modernos e descentes possuem este material. Uma característica das baterias de lítio é que raramente elas viciam. Geralmente fatores externos acabam prejudicando as baterias e muitas vezes fazendo elas viciarem. Neste sentido os cuidados que você precisa ter são os seguintes:

  • Manter seu iPhone 5S em uma temperatura mediana que pode varia de 0º a 35ºC. O segredo é manter o aparelho próximo da temperatura ambiente.
  • Uma outra dica super legal é deixar a carga em 100% e esgotar a mesma totalmente pelo menos uma vez por mês. Depois você deve carregar 100% novamente, isso ajuda a evitar que a bateria vicie.

Bom mas caso os cuidados acima não adiantaram e sua bateria está dando dor de cabeça, confira o tutorial abaixo ensinando como trocar a bateria do iPhone 5S.

Atenção: Antes de realizar os procedimentos abaixo queremos salientar que você DEVE descarregar a energia eletrostática do seu corpo para não queimar nenhum componente interno do iPhone. Neste momento o uso de uma pulseira anti-estática é o ideal, caso você não tenha uma, você pode colocar sua mão em alguma superfície metálica aterrada, após isso,  eu pessoalmente aconselho utilizar uma luva cirúrgica para garantir.

1. Passo: Você deve deixar seu iPhone totalmente desligado. E depois remover os dois parafusos localizados na parte inferior do aparelho.

iphone5s-tuto-1

2. Passo: Utilizar a ferramenta de abertura do iPhone para liberar a tela sem deixar marcas ou arranhões. Com a ferramenta de sucção e com o auxílio da palheta espátula para abrir celular levante a tela do aparelho. ATENÇÃO: Tenha muito cuidado ao levantar a tela, pois tem um cabo de conexão com o corpo do aparelho. Para desconectar a tela da parte de cima é necessário ter cuidado também, pois tem pequenos clips fazem a fixação. O segredo aqui é ter paciência e realizar o procedimento com cuidado. Siga os passos destacados nas imagens:

iphone5s-tuto-2

iphone5s-tuto-3

iphone5s-tuto-4

iphone5s-tuto-5

iphone5s-tuto-6

3. Passo: Levante somente o necessário da tela para ter acesso ao contato do botão físico. Você deve liberar este contato para desconectar o cabo que liga a placa-mãe do iPhone. Siga os passos das imagens:

iphone5s-tuto-7

iphone5s-tuto-8

iphone5s-tuto-9

4. Passo: Agora você deve retirar os parafusos conforme indicado na imagem abaixo e em seguida retirar a chapinha metálica conforme indicado na imagem.

iphone5s-tuto-10

iphone5s-tuto-11

5. Passo: Agora você deve desconectar todos os cabos flat que conectam a tela na placa-mãe do aparelho:

iphone5s-tuto-12

iphone5s-tuto-13

iphone5s-tuto-14

iphone5s-tuto-15

6. Passo: Agora você deve remover mais 2 parafusos conforme indicado na imagem e em seguida retirar uma pequena chapa, por último desconecte o cabo da bateria conforme pode ser observado na última foto.

iphone5s-tuto-16

iphone5s-tuto-17

iphone5s-tuto-18

7. Passo: Agora o segredo aqui é remover um pequeno adesivo da bateria. Conforme você pode ver na imagem dois o adesivo tem um talho no meio, com a ajuda de uma tesoura você pode cortar em 2 este adesivo para facilitar na hora de puxar, veja as imagens:

iphone5s-tuto-19

iphone5s-tuto-20

iphone5s-tuto-21

iphone5s-tuto-22

iphone5s-tuto-23

iphone5s-tuto-24

iphone5s-tuto-25

8. Passo: Tudo o que você precisa fazer agora é remover a bateria e trocar por uma nova.

iphone5s-tuto-26

iphone5s-tuto-27

Feito! Agora você precisa realizar o processo inverso para fechar o iPhone 5S e colocar ele em operação novamente. Você está com dúvidas? Deixe um comentário.

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
  • Para trocar do iphone 5c é o mesmo processo?

    • ygor

      sim

      • Barbara Barbosa

        EU POSSO TROCAR A BATERIA DO 5S POR UMA DO 5?

        • YL Yagami

          Sim, as baterias sao identicas é a mesma utilizada 5, 5c, 5s

          • RESOLVETEC Tecnologia e Engenh

            Não! Tem diferença a bateria do Iphone 5 tem (4 pinos), já a do Iphone 5S tem (3pinos). Os conectores são diferentes.

    • Media Mobile

      O processo é bastante similar, na real o do 5c é até mais simples.

  • Henrique Azevedo

    aonde eu compro bateria do iphone 5 original

  • Claudio Castanheira

    Olá, eu fiz a troca da bateria, deu tudo certo, mas ao conectar o carregador ela não sai do ponto vermelho… Será que tenho que aguardar algumas horas?

    • Gerlania Oliveira

      O meu também está assim após a troca, o que fazer???/

  • Jhonata Franco

    eu posso colocar a bateria do iphone 5s no meu Iphone 5 ? as materias tem capacidades diferentes mais as duas sao compativeis ?

    • Jordan Xavier

      Tbm gostaria de saber isso.

  • Ítalo Felipe

    Alguém fez e ocorreu tudo certo?

  • Gerlania Oliveira

    Bom dia, fiz a troca da bateria do Iphone 5s, mas quando conectei o carregador ele não sai do ponto vermelho. Deixei a noite toda no carregador, mas pela manhã estava da mesma forma, podem me ajudar????????????

    • sinestrao

      Aconteceu o mesmo comigo, troquei a bateria, durou 2 dias e nao dá mais carga.

  • Robson De Oliveira

    É bem difícil de encontrar a dupla face de fixação da bateria. Alguem teria manual de como repor a mesma?

    • Media Mobile

      Não tem como colocar a fita da 3M de dupla face? Não é o indicado mas pode funcionar.

  • Fabiano Dos Santos Longo

    EU PERCO MEUS DADOS SE EU TROCAR A BATERIA ?

    • Media Mobile

      Na troca de bateria a memória do seu aparelho fica intacta. Por isso leve em um bom profissional para executar este procedimento.

  • Dennis

    eu troquei a bateria porém minha tela ficou toda listrada, pode me dizer o pq disto?

    • Media Mobile

      Você já tentou dar um reset no aparelho ou deixou ele cair no chão? Parece que é tela danificada. Vá no técnico que trocou sua bateria e veja se foi ele que estragou nesse caso peça uma tela nova.

  • Fernandes Pereira

    Troquei a bateria depois de dois anos de uso.
    Muito obrigado pelo tutorial.
    Você disse acima que a sacada é remover a cola que segura a bateria. Deveria ter prestado mais atenção nisso… apanhei muitooo pra tirar depois… haha.

    Grande trabalho. Parabens!

  • Cleide Cerqueira

    como colocar uma nova cola adesivo para fixar a bateria no iphone 5?

  • Cleide Cerqueira

    como colocar uma nova cola adesivo para fixar a bateria no iphone 5?!

    • Media Mobile

      Olá, você pode utilizar coisas simples como uma fita de dupla face

  • Cris Duarte

    obrigado otimo tuturial..

  • Gabriel Francisco

    Tutorial muito bom!!! Uma dúvida… a bateria do iphone 5 serve no 5s?? Estou com um 5s com problema de bateria e uma bateria do 5 sobrando aqui. Poderia fazer essa “cirurgia”? kkk Desde ja agradeço!!

    • Media Mobile

      Os conectores são diferentes… só se você fizer uma gambiarra muito grande mas eu não aconselho. As baterias são diferentes:

      iPhone 5 battery: 1440 mAh, 3.8V, 5.45 Watt Hours.

      iPhone 5s battery: 1558 mAh, 3.8V, 5.92 Watt Hours.