iTools Vs. iFunbox Qual é o Melhor?

iTools Vs. iFunbox Qual é o Melhor?
iphone-trofeu  

Como sabemos, a Apple não permite o acesso fácil ao sistema de arquivos do iPhone. No entanto, o acesso ao sistema de arquivos é interessante, pois podemos fazer várias coisas úteis como personalizar os ícones dos aplicativos, realizar backups de games e passar para outro aparelho, sincronizar documentos, vídeos, fotos sem a necessidade do iTunes, transferir músicas do iPhone para o computador, personalizar a tela de bloqueio, entre outras coisas, tudo sem a necessidade de fazer o jailbreak.

Para acessar o sistema de arquivo do iPhone é necessário um software especializado, tanto para o Windows quanto para o MacOS. Atualmente existem algumas opções, sendo que este artigo tem por objetivo falar dos mais famosos.

Cada programa tem sua vantagem ou desvantagem, mas qual é o melhor? Nesta dica trazemos um resumo das duas ferramentas mais populares para navegar no sistema de arquivos do iOS especialmente em um computador especialmente com o Windows, pois em nosso país ainda é o mais usado. Esperamos que com esta pequena dica você possa escolher com maior facilidade o software correto para o seu iPhone, iPad ou iPod.

Conhecendo e Baixando o iTools (Windows/Mac)

iTools  

O iTools possui alguns pontos fortes tais como um design limpo com uma interface intuitiva e mesmo sendo gratuito não há anúncios. O iTools oferece suporte ao iPhone, iPad ou iPod de maneira completa e descomplicada. Os atalhos são de fácil acesso e com um clique você pode acessar suas fotos, músicas, aplicativos e todo o sistema de arquivos do iOS. O iTools ainda oferece o recurso de arrastar e soltar igual no MacOS.

Uma desvantagem do iTools é que ele não fornece nenhuma maneira para alterar as permissões do usuário. Caso você seja paranóico com segurança você pode ficar um pouco preocupado com o iTools, pois ele talvez possa coletar algumas informações pessoais do seu aparelho como “nome, sexo, endereço, idade, data de nascimento, etc”, como o desenvolvedor e criador do iTools fica na China tudo é possível. No entanto, se isso não for problema para você o iTools pode ser uma boa alternativa. Abaixo você encontra os links de downloads. O iTools não está disponível em Português, assim a versão em Inglês é a preferencial.

 

Conhecendo e Baixando o iFunbox (Windows/Mac)

iFunbox   Quando você abre iFunbox, a primeira coisa que aparece é uma página com o título “Encontre Mais Aplicativos”, onde é nada mais do que uma aba do navegador cheia de anúncios e links patrocinados. Esta aba de anúncios poderia ser vista como algo negativo no iFunbox mas as vezes pode não ser. O que devemos ter em mente é que nenhum software (fora os GPL's) é gratuito, geralmente softwares bons sem anúncios, muitas vezes estão coletando suas informações pessoais para os mais variados fins, então fique esperto nisso. Se você abrir a guia “iFunbox Classic”, você tem acesso aos seus aplicativos, ringtones, mídia e o sistema de arquivos do iPhone, iPad ou iPod. Algo legal é que existe um botão no iFunbox que realiza uma inspeção em seus apps e te passa um relatório de quais aplicativos podem estar vazando suas informações pessoais, isto é algo interessante para sabermos.  

Resultados

Comparado a interface do Itools com a do iFunbox podemos notar que ela não é tão amigável, bonita e limpa. Faltam atalhos importantes que facilitam a importação automática de mensagens além dos anúncios que aparecem sempre que o programa é executado. Tanto o iFunbox e Itools são programas de código proprietário, e além das funcionalidades mais comuns existem recursos avançados voltados para vários tipos de usuários incluindo, os hakcers, isto muitas vezes pode ser algo que incomoda certas pessoas.

Resumindo tanto o iTools quanto o iFunbox são boas alternativas pois são muito rápidos. Mas caso você seja paranoico com segurança ambos podem não ser interessante, neste caso você precisaria de uma solução de código aberto como o WinSCP. No entanto se você for um usuário avançado o negócio é ficar entre o iTools ou o iFunbox. Bom queremos saber qual você acha melhor e qual você indica para realizar o acesso ao sistema de arquivos dos dispositivos Apple.

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.